SESAU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Atualizada em: 04/02/2021


Informações de Contato

LEALDO PEZZI ARAÚJO
Secretário

Rua Quinze de Novembro, 45, Maxaranguape - RN, CEP 59580-000
(84) 999844875 (Somente WhatsApp)
smsmaxaranguape@gmail.com

COMPETÊNCIAS

  • Planejar, organizar, controlar, coordenar e executar a política desaúde do município, através da implementação do sistema municipal de saúde e do desenvolvimento de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde da população com a realização integrada de atividades assistenciais e preventivas;
  • Promover campanhas educacionais e informativas, visando a preservação das condições de saúde da população;
  • Coordenar e executar a realização de programas e ações de saúdebucal, da família, do adulto e do idoso, da criança e do adolescente, da mulher, da saúde mental e do serviço social;
  • Realizar o controle, avaliação e a auditoria das ações municipaisde saúde, por meio de um sistema integrado de informações;
  • Exercer a fiscalização e o controle das condições sanitárias, higiênicas, de saneamento, alimentação e nutrição e saúde do trabalhador;
  • Fiscalizar as agressões ao meio ambiente que tenham repercussãosobre a saúde humana;
  • Desenvolver atividades supletivas de serviços médicos, paramédicos e farmacêuticos com órgãos federais e estaduais, bem como gerenciar a municipalização de programas federais;
  • Coordenar e fiscalizar o Sistema Único de Saúde no âmbito do Município e administrar a rede hospitalar municipal, compreendidos os centros clínicos, maternidades, hospitais, unidades mistas e postos de saúde;
  • Acompanhar a manutenção dos equipamentos médicos/hospitalares do município, realizando periodicamente vistorias às instalações municipais de saúde, a fim de garantir uma melhor utilização dos equipamentos quanto ao atendimento prestados aos cidadãos do município;
  • Oferecer à população a prestação de serviços médicos e ambulatoriais de urgência e de emergência;
  • Realizar o controle de zoonoses e gerenciar as ações de vigilânciasanitária, epidemiológica e ambiental em conjunto com a comunidade e com a iniciativa privada;
  • Elaborar as metas da SECRETARIA para compor o Plano Plurianual, de acordo com o plano de gestão da Prefeitura;
  • Administrar os recursos financeiros destinados à SECRETARIA, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos planos estratégicos da Prefeitura;
  • Elaborar, em conjunto com a SECRETARIA de Administraçãoe Recursos Humanos, um programa de capacitação e desenvolvimento dos servidores da área de saúde, para um atendimento com melhor qualidade à população do município;
  • Administrar os recursos humanos, quanto à freqüência e desempenho dos colaboradores;
  • Realizar outras atividades compatíveis com a destinação institucional do órgão.