Início  COMUNICADO | ENFRENTAMENTO AO COVID-19 | VARIANTE ÔMICRON

COMUNICADO | ENFRENTAMENTO AO COVID-19 | VARIANTE ÔMICRON

Publicada: 27/01/2022

Como estamos vendo no mundo inteiro pelos noticiários e todos os meios de informação, a variante Ômicron está causando uma transmissibilidade muito maior do que todas as variantes anteriores do coronavírus e trazendo muitos novos casos. Graças às vacinas, o grau de mortalidade é muito menor, porém além da covid-19 deixar sequelas ainda desconhecidas, a mínima possibilidade de complicações mais sérias já é um sinal de alerta a todos.

Desde o início dessa nova fase, estamos monitorando e cuidando para que Maxaranguape continue fazendo um bom combate a todos esses males e que nossos munícipes sejam protegidos e informados corretamente, assim como também tenham toda a assistência necessária na rede de saúde pública municipal. Todo o ótimo trabalho anterior realizado pelo Prefeito Luiz Eduardo será continuado no que depender de nós.

Sobre a comunicação, estaremos voltando com os números do boletim epidemiológico, desta vez com o controle do comitê municipal de enfrentamento ao covid. Antes, os dados mensurados eram fornecidos pela Sesap, do Governo estadual. Porém, devido à demora na atualização dos dados atualmente por essa fonte, decidimos fazer essa mudança para promover mais fidelidade e rapidez nas informações que serão repassadas aos maxaranguapenses.

As unidades de saúde estão trabalhando intensamente para promover bem estar a todos. Porém, é fato que temos muitas baixas temporárias nas equipes. Técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e muitos funcionários de staff contraíram o covid ou até essa nova gripe H3N2. Estamos trabalhando no limite e pedimos a colaboração de todos.

Uma informação muito importante é sobre a testagem. Se você está com sintomas de covid ou gripe, vá até uma unidade de saúde mais próxima para iniciar o protocolo de testes. Se você teve contato com alguem positivado mas está SEM SINTOMAS, use o bom senso, fique isolado o quanto puder, use máscara e os procedimentos sanitários, mas não é necessário fazer o teste nesse estado. Se caso iniciar algum sintoma, aí sim. Precisamos deixar os testes para quem realmente de fato está com sintomas.

Expedimos um decreto recentemente que já inicia uma série de cuidados nessa nova fase. Pedimos para que todos leiam e sigam as recomendações. E vale lembrar sempre as medidas que ajudam muito: USE MÁSCARA, USE SEMPRE ÁLCOOL EM GEL OU 70°, EVITE AGLOMERAÇÕES, TOMEM AS VACINAS INCLUSIVE CRIANÇAS DE 05 à 11 ANOS E VAMOS TODOS NOS CUIDAR.

Atenciosamente,

Prefeita Professora Nira